terça-feira, 7 de agosto de 2012

Campanha de Manuela recebe reforço de fora do RS na militância




A campanha da candidata do PCdoB à Prefeitura de Porto Alegre (RS), Manuela D'ávila, recebeu o reforço de um grupo de militantes de fora do Estado na disputa pelo Paço Municipal da capital. Desde o início de junho, ao menos oito dirigentes da União da Juventude Socialista (UJS), braço juvenil do partido comunista no País, estão hospedados com as despesas bancadas pelo comitê de campanha da deputada federal. O grupo é formado por jovens provenientes de Estados como Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.

"Temos alguns membros da juventude nos ajudando e reforçando o trabalho na capital. A campanha ajuda na hospedagem e alimentação deles", afirmou o presidente municipal da legenda, Adalberto Frasson. Apesar da informação sobre a hospedagem, a candidata a vereadora Ticiana Alvares (PCdoB), que preside a UJS no Estado desde 2006, garantiu que os recursos para pagar a permanência deles são da organização estudantil. Para Frasson, as presenças dos jovens militantes, experientes em processos políticos, demonstram a capacidade de mobilização dos quadros do partido. "São pessoas que conhecem o corpo a corpo e o processo de diálogo da nossa campanha com a população".

Filiada ao PCdoB desde 2001 e integrante da executiva nacional da UJS, Ticiana Alvares destacou que a candidatura de Manuela é uma prioridade para o movimento estudantil brasileiro. "É a liderança mais importante que a UJS tem no Brasil. A campanha dela é a mais significativa para nós. Por isso, Porto Alegre recebeu tantos reforços, pelo vínculo que ela manteve com os estudantes na Câmara dos Deputados", afirmou, citando a lei dos estágios aprovada durante o mandato de Manuela na Câmara, e em vigor desde 2008. Manuela integrou as diretorias da UNE e da UJS antes de se eleger à Câmara Municipal da capital em 2004, obtendo 9.498 votos. Na época, ela se tornou a vereadora mais jovem da história do município, com apenas 23 anos.

Ticiana apontou que o reforço de militância também ocorre em outras capitais. "As três candidaturas principais para vereador são a minha, a do Yann Evanovic, em Manaus (AM), e do Marcelo Gavião, em Salvador (BA). Evanovic é ex-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Gavião também já presidiu a Ubes e a UJS.

"Juventude não é defeito"

Uma das principais lideranças do PCdoB no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Raul Carrion (PCdoB), considera normal o fato de membros de outros Estados reforçarem a militância nas eleições municipais. "É normal que venham apoiar, assim como vamos para outros Estados. Isso é importante, porque essas pessoas trazem a compreensão de que a Manuela é uma liderança estadual indiscutível".

Na opinião do deputado, a comunista é uma liderança com prestígio nacional e internacional, que recebe convites para eventos em São Paulo, Minas Gerais, Estados Unidos, Inglaterra, China, entre outros. "A vinda de lideranças da juventude tem o papel importante de mostrar que a Manuela é uma pessoa com grande respaldo". Carrion criticou "aqueles que pensam que juventude é defeito", acrescentando, em tom de brincadeira, que já passou dos 30 e "gostaria de ser mais jovem". A idade de Manuela - ela completa 31 anos no dia 18 - e uma possível inexperiência em administração pública é uma das críticas do seu principal adversário no pleito, o atual prefeito e candidato do PDT, José Fortunati.

Fonte: GONÇALO VALDUGA/Terra
Foto: Foto: Mauricio Tonetto/Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário