quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

UM POUCO DE CHE GUEVARA



Ernesto Guevara Lynch de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, Argentina, 14 de Junho de 1928 — La Higuera, Bolívia, 9 de Outubro de 1967) foi um dos mais famosos revolucionários marxistas da História. Che representava a linha dura pró-soviética, ao lado do irmão de Fidel, Raul Castro.
Foi por causa da visão de tanta miséria e impotência e das lutas e sofrimentos que presenciou em suas viagens que o jovem Ernesto Guevara concluiu que a única maneira de acabar com todas as desigualdades sociais era promovendo mudanças na política administrativa mundial.

"Nasci na Argentina, não é segredo para ninguém. Sou Cubano e também sou Argentino, se não se ofenderem os ilustríssimos latino-americanos, me sinto tão patriota da América - Latina, de qualquer pais da América - Latina, como qualquer outro é, no momento em que fosse necessário, estaria disposto a entregar minha vida pela libertação de qualquer um dos países latino-americanos, sem pedir nada a ninguém, sem exigir nada, sem explorar ninguém......."

"Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor sua própria força às relações entre os homens."

"As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera."

" Não há fronteiras nesta luta de morte, nem vamos permanecer indiferentes perante o que aconteça em qualquer parte do mundo. A vitória nossa ou a derrota de qualquer nação do mundo, é a derrota de todos."

"Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário"

"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros".
(Ernesto Guevara)

Fonte: http://blogs.abril.com.br/angelssol/2007/10/um-pouco-che-guevara.html

Por: Artur Alves (Diretor de Comunicação da UJS Bonfinense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário