quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Em união com o verde
Manter contato direto com a natureza nos ajuda a encontrar motivação para trabalhar na preservação do planeta.
Você já deve ter ouvido muitas vezes que o futuro do planeta depende de você, não é mesmo? Se ainda não se convenceu disso, é hora de parar para pensar sobre o assunto e se conscientizar da sua responsabilidade. Existem muitas maneiras de fazer isso e uma delas é abrindo espaço na sua agenda para entrar em contato direto com a natureza.
Para descobrir o que realmente ela significa, a bióloga e socióloga Rita Mendonça* sugere que se faça experiências in loco e não apenas ficando na discussão racional deste tema. "Sugerimos experiência com o corpo, em contato direto com a natureza ", diz ela.
Quem não tem intimidade com o mundo animal e vegetal pode começar visitando parques e zoológicos, indo a cachoeiras , fazendo caminhadas em espaços arborizados, ajudando a cuidar do jardim de casa.
Mas para uma visão realmente reveladora, uma dica é buscar empresas especializadas em promover estes encontros e entregar-se a experiências mais profundas. Ficar diante da flora e da fauna em uma floresta é a maneira mais eficaz, segundo Rita, de perceber o que estamos perdendo ao não cuidarmos do Planeta.
"As pessoas têm uma grande dificuldade de se enxergarem como parte da natureza , pois estão distanciadas, por isso a aproximação deve ser gradual e em grupo", diz a bióloga.
As questões de economia de água, reciclagem , poluição do ar e do consumo exagerado podem ser aprendidas teoricamente, mas são mais fáceis de serem compreendidas quando se entra em contato direto com o meio ambiente, prestando atenção aos sons, cheiros e cores da mata.
"O contato com a natureza desperta em nós sensações de pertencer a ela, nos faz perceber na pele o quanto precisamos dela para sobreviver. É um prazer enorme e uma experiência que pode ser transformadora". E então, vale ou não vale a pena tentar?
*Rita Mendonça, bióloga e socióloga. Co-fundadora do Instituto Romã, entidade sediada em São Paulo que representa no Brasil a Sharing Nature Foundation, organização não-governamental americana dedicada à educação ao ar livre.
Fonte: http://www.nestle.com.br/site/materias
/bem-estar.aspx
Por: Artur Alves (Diretor de Comunicação da UJS Bonfinense)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário