sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cinema nacional


Ontem estava assistindo a um filme com uns colegas, e uma pessoa me fez a seguinte pergunta: “Este filme é brasileiro?” Eu simplesmente afirmei: “É sim!” Foi ai que a pessoa me surpreendeu dizendo: “Não sei como vocês perdem tempo assistindo filme brasileiro!” Depois dessa surpresa desagradável, fiquei indignado com esta atitude comum a vários brasileiros, naquele momento a minha vontade era de gritar sobre o que pensava, mas não pude, afinal, devo respeito a tal pessoa. Só fechei meus olhos e depois continuei a assistir ao filme, claro que ainda angustiado.

Antes de dormir fiquei pensando sobre isso, sobre como alguns brasileiros valorizam a sétima arte internacional, e colocam a nossa pra baixo, por que será que isto acontece? Foi ai que resolvi elaborar este texto.

Pra iniciar, meditei na última indagação do parágrafo anterior... “Por que será que isto acontece?” Seria por que boa parte dos brasileiros não gosta das produções nacionais? Ou por que eles preferem ver filmes que estão na “moda”? Não demorou muito, e logo refutei a minha primeira tese, pois brasileiro gosta e admira novelas, e onde é mesmo que a maioria delas é produzida? [...] Então foquei na segunda tese, em especial na palavra “moda”, mas quem é mesmo que dita esta “moda”? A mídia! Claro, pois hoje o nosso país vem produzindo muitos filmes e em ótima qualidade, e que qualidade... Os belíssimos enredos e atores brasileiros chegam até a exercer o papel de mercadoria (São exportados para toda parte). Mas isto acontece por que a mídia prefere divulgar obras de produtores que lhe mantém... E enquanto isto, muitos vão se tornando leigos no assunto, crendo que somente filmes de tal produtora é bom, onde às vezes (sem convencimento) nossos filmes são melhores!

Pra você que ainda não sintonizou a idéia do texto lhe faço uma pergunta: Seu pai vende uma mercadoria A, de excelente qualidade, seu vizinho (concorrente da sua família) vende a mercadoria B, e uma empresa manipuladora de mentes divulga a seguinte inverdade: A mercadoria B é melhor! Sabendo disso o que você vai preferir? Pense!

Por: Artur Alves (Diretor de Comunicação da UJS Bonfinense)

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